Locomotiva EMD SDP40F

EMD SDP40F

Texto de Camila Garcia

A EMD SDP40F era uma locomotiva diesel-elétrica CC de seis eixos e 3.000 hp (2,2 MW) construída pela General Motors Electro-Motive Division (EMD) de 1973 a 1974. A EMD construiu 150 para a Amtrak , a operadora da maioria dos trens intermunicipais de passageiros nosEstados Unidos.

A Amtrak, uma empresa privada, mas financiada pelo governo dos Estados Unidos, começou a operar em 1971 com uma frota de antigas locomotivas a diesel herdadas de várias ferrovias privadas. O SDP40F foi a primeira locomotiva a diesel construída para a Amtrak e, por um breve período, formou a espinha dorsal da frota de longa distância da empresa.

Uma série de descarrilamentos em meados da década de 1970 abalou a confiança da Amtrak na locomotiva, e muitas ferrovias a baniram de suas trilhas. Múltiplas investigações apontavam para problemas com os caminhões da locomotiva, o peso dos geradores de água e vapor usados no aquecimento dos trens ou a vibração dos vagõesde bagagem atrás da locomotiva. Em 1977, a Amtrak decidiu partir do SDP40F em favor do EMD F40PH , que já estava em uso em rotas de curta distância. A Amtrak trocou a maior parte de sua frota em EMD; os componentes foram incorporados em novos F40PHs. O restante foi negociado com a Atchison, Topeka e Santa Fe Railway (ATSF) para uso no serviço de frete. O Santa Fé reconstruiu as locomotivas e designou-as como SDF40-2 .

A ferrovia Burlington Northern Santa Fe (BNSF), sucessora do Santa Fe, aposentou-os em 2002.

Esta entrada foi publicada em Locomotivas e vagões. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.